Procedimentos em caso de sinistro
Colisão
1. Se houver vítimas, existe a obrigatoriedade de prestação de socorro. Caso você não saiba os procedimentos de primeiros socorros, não movimente a vítima. Sinalize a área com o triângulo de segurança, ligue o pisca alerta e solicite a presença do SIATE – Corpo de Bombeiros – fone: 193 (em Curitiba);
2. No caso de danos materiais onde não haja dúvidas sobre a culpabilidade, anote os seguintes dados do outro veículo:
- • Placa;
- • Marca e modelo;
- • Cor;
- • Nome completo do motorista e número do RG e Habilitação;
- • Nome do proprietário e número do RENAVAM (consultar o documento do outro veículo);
- • Hora do acidente;
- • Local exato do acidente, nome da rua – cruzamento e/ou número da proximidade;
- • Anote nome, endereço e telefone das testemunhas, se houver.
3. Caso seja necessário um guincho para remoção do seu veículo, acione a Assistência 24 horas através do número 0800 que se encontra junto a sua Apólice de Seguro. Provavelmente esse número também está em um adesivo em seu veículo;
4. Dirija-se até o Detran, no caso de acidentes em perímetro urbano ou posto da Polícia Rodoviária Estadual e/ou Federal mais próximo e peça para que seja feito um Boletim de Ocorrência;
5. Entre em contato com a Vida Protegida Corretora, para que as devidas providências possam ser tomadas. Assim você pode agilizar o conserto do seu veículo e o atendimento a terceiros quando for o caso;
6. Providencie duas cópias dos documentos do veículo, bem como da Habilitação, RG e CPF do motorista, e deixe uma delas dentro do porta luvas do veículo;
7. Nunca faça acordos ou promessas de indenizações;
8. Nunca autorize nenhum tipo de conserto sem expressa autorização da seguradora.
Roubo/Furto
(Total ou parcial)
1. Avise imediatamente às autoridades policiais, obtendo delas a respectiva Certidão de Ocorrência. Caso os documentos do veículo tenham sido roubados/furtados, este fato deve constar na Certidão;
2. Comunique a Vida Protegida Corretora, para que as devidas providências possam ser tomadas, bem como o pagamento da indenização;
3. Mantenha contato permanente com a Vida Protegida Corretora, comunicando eventual recuperação parcial ou total do veículo e para obter as instruções necessárias para o recebimento da indenização.
Danos a Terceiros – Pessoais
(Casos em que existam vítimas)
1. Se houver vítimas, existe a obrigatoriedade de prestação de socorro. Caso você não saiba os procedimentos de primeiros socorros, não movimente a vítima. Sinalize a área com o triângulo de segurança, ligue o pisca alerta e solicite a presença do SIATE – Corpo de Bombeiros – fone: 193 (em Curitiba);
2. Nunca assuma a responsabilidade pelo acidente. Somente após decisão judicial poderá ser imputada alguma responsabilidade. Nos casos de danos pessoais ou ainda morte ou invalidez, somente um juiz poderá arbitrar – determinar – o montante a ser pago à vítima ou herdeiros;
3. Exija a imediata presença de uma autoridade policial no local do acidente para levantamentos, croqui e elaboração do Boletim de Ocorrência;
4. Exija que a autoridade policial no local faça um teste de dosagem alcóolica (bafômetro) e imediatamente encaminhe esse teste ao Instituto Médico Legal. Prontifique-se a fazer um exame de Dosagem Alcóolica no sangue. Exija das autoridades o exame de sangue. O exame é seu direito e irá auxiliá-lo em qualquer processo judicial que porventura ocorra;
5. Entre em contato com a Vida Protegida Corretora, para que as devidas providências possam ser tomadas rapidamente. (consulte documentos necessários-auto/terceiros);
6. Mantenha contato permanente com a Vida Protegida Corretora, comunicando eventual notificação judicial ou extrajudicial e também para receber demais instruções necessárias.
Danos a Terceiros – Materiais
1. No caso de danos materiais em não haja dúvidas sobre a culpabilidade, anote os seguintes dados do outro veículo:
- • Placa;
- • Marca e modelo;
- • Cor;
- • Nome completo do motorista e número do RG e Habilitação;
- • Nome do proprietário e número do RENAVAM (consultar o documento do outro veículo);
- • Hora do acidente;
- • Local exato do acidente, nome da rua – cruzamento e/ou número da proximidade;
- • Anote nome, endereço e telefone das testemunhas, se houver;
- • Caso seja necessário um guincho para remoção do seu veículo, acione a Assistência 24 horas através do número 0800 que se encontra junto a sua Apólice de Seguro. Provavelmente esse número também está em um adesivo em seu veículo.
2. Solicite a presença de autoridade de trânsito, ou dirija-se ao Detran, no caso de acidentes em perímetro urbano ou posto da Policia Rodoviária Estadual e/ou Federal mais próximo e peça para que seja feito um Boletim de Ocorrência;
3. Entre em contato com a Vida Protegida Corretora, para que as devidas providências possam ser tomadas. Assim você pode agilizar o conserto do seu veículo e o atendimento a terceiros quando for o caso;
4. Forneça ao terceiro o telefone da Vida Protegida Corretora – (41) 3077-3078, e solicite que o mesmo entre em contato com a Corretora;
5. Providencie duas cópias dos documentos do veículo, bem como da Habilitação, RG e CPF do motorista, e deixe uma delas dentro do porta luvas do veículo;(consulte documentos necessários-auto/terceiro);
6. Nunca faça acordos, ou promessas de indenizações;
7. Nunca autorize nenhum tipo de conserto sem expressa autorização da seguradora.